Skip to content

Oncologista Ortopédico

Oncologista Ortopédico | Dr. Davi Bellan

O oncologista ortopédico é o médico ortopedista especialista em tumores ósseos e musculares que atua no diagnóstico, tratamento cirúrgico e acompanhamento dos pacientes portadores destes tumores.

O tratamento do câncer é multidisciplinar, ou seja, o paciente depende de uma ampla equipe de profissionais: o oncologista ortopédico para o tratamento cirúrgico das lesões ósseas, o oncologista clínico para o tratamento quimioterápico, o radio terapeuta para eventual complementação do tratamento com radioterapia, o psicólogo para o suporte emocional, o nutricionista para adequação e adaptação do padrão alimentar, etc.

Não é raro um paciente descobrir que possuiu um tumor, seja ele no pulmão, rim, ou outro local, apresentando uma fratura patológica. Ou seja, um tumor que nasce em algum órgão e produz metástases no osso, só então sendo diagnosticado.

Esta, infelizmente, não é uma situação rara nos pacientes oncológicos portadores de metástases ósseas silenciosas. Quando um paciente descobre que é portador de um tumor em decorrência de uma fratura patológica estes tumores costumam terem sido originados no pulmão ou nos rins.

A fratura acontece porque a metástase fragiliza a estrutura do osso podendo ocasionar a destruição progressiva das células combinando com a fratura que pode não estar relacionada a uma queda ou a um pequeno trauma não compatível com a situação. Por exemplo um paciente ainda jovem que sofre uma pequena queda e apresenta uma fratura em um osso resistente como o fêmur. Ou ainda um paciente que ainda não sabe que é portador de um tumor metastático e sofre uma fratura realizando um movimento simples como entrar ou sair de um veículo.

O ortopedista geral que não estiver familiarizado com esta possibilidade, pode interpretar uma fratura decorrente de tumor como uma situação de fratura convencional. Ao cometer esse equívoco o paciente estará exposto a um tratamento inadequado prolongando o seu tempo até o diagnóstico e eventualmente dificultando a sua chances de controle ou cura da doença de base.

Pacientes que sabidamente são portadores de tumores e estão em tratamento, ao sofrerem uma fratura associada ou não a um trauma ou uma queda devem ser avaliados por ortopedista especialista na área de tumores.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top